O que é uma Startup?

Afinal, o que é mesmo uma Startup

“É um modelo de empresa jovem ou um grupo de pessoas com uma ideia inovadora”

O termo startup possui uma herança de empreendedorismo e inovação bastante forte, empresas como o Google, Yahoo, Ebay, Apple, Facebook, Peixe Urbano, Camiseteria, Boo-box e outras, que beneficiaram de crescimentos explosivos e lideram segmentos de mercado em que atuam.

Achei uma bela definição por Eric Ries em seu livro Lean Startup:

“Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.”

O melhor foi o pessoal do Guia de Startup que fez comentários a essa definição de Eric Ries:

Um ponto a comentar dessa definição é que ela é focada no produto ou serviço, e não nas pessoas e nos problemas que essas pessoas têm e que os produtos ou serviços devem resolver. O produto ou serviço nada mais é do que uma solução para o problema de um conjunto de pessoas. Se nos focarmos no produto ou serviço, corremos o risco de nos perdermos em detalhes técnicos e nos esquecermos do propósito principal de nossas ações, as pessoas.

Também não diria que são condições de extrema incerteza. São condições sim de incerteza, mas não de incerteza extrema. Você simplesmente não sabe se a solução que você imaginou de fato vai resolver o problema das pessoas. Se não resolver, você vai ter que ajustar ou mudar até achar uma solução que resolva, ou até mesmo procurar um novo problema. É incerto? Sem dúvida! É extremamente incerto? Não sei se a palavra “extremo” cabe aqui. Apenas acho que é incerto. Aliás, qualquer busca de solução de qualquer problema é um caminho incerto.

Outro ponto a comentar é o termo “instituição”. Esse termo vem do verbo instituir, ou seja, fundar, criar, erigir, estabelecer. Vejo mais o trabalho nas startups acontecendo como uma organização de pessoas do que como uma instituição. Uma organização, como o nome mesmo diz, é algo mais orgânico, mais fluido. Já uma instituição parece necessitar de um ato de criação.

O que vocês acharam das definições acima? Fazem sentido para vocês?

Fonte: Guia de Startup
Por Leandro Santos
Siga @lsantosweb

Artigo Original: http://on.fb.me/Hamx2D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s